Dez jogadores que me fizeram amar ainda mais o futebol.

Capítulo II — O topete

Felipe: abusado, atrevido e consciente do quanto era bom de bola

Dez dias, um jogador a cada vinte e quatro horas e só uma imagem — sem a necessidade de palavras a descrevê-la. Basta postá-la para que assim demonstremos o quanto foi importante para nossa formação como amantes do futebol.

Escolhi uma imagem em movimento para render tributo a Felipe Jorge Loureiro. É um truque, eu sei. Mas o futebol que Felipe praticava era assim, um ardil: quando você achava que não havia espaço, ele encontrava; quando o corte pra perninha esquerda parecia certeza, um breque semeava a dúvida. Felipe era uma criança de seis anos quando chegou ao futebol de salão do Vasco, um adolescente de 18 anos quando estreou no profissional e um experiente meiocampista quando voltou ao Vasco em 2010. Foi campeão brasileiro, da Libertadores e da Copa do Brasil jogando pelo meu time, mas minha admiração pela sua categoria superou até minha maior rivalidade no futebol (teve uma passagem rápida, mas também brilhante com a camisa do rubro-negro da Gávea). Superou também os limites da minha paixão pelo futebol, sempre admirei a postura do Felipe, era o tipo de jogador que sempre sonhei em ver com a camisa do Vasco: abusado, atrevido e consciente do quanto era bom de bola.

Em ação contra o boliviano El Diablo Etcheverry

Do Felipe eu copiei até o topete — quando passei a emular na minha pós-adolescência, o mesmo corte de cabelo que o então jovem lateral mantinha assim que começou a se destacar no Vasco em 1997. Do topete à maestria, do passe refinado ao drible afiado, do jogador de salão que flanava em campo como se riscasse seu autógrafo na grama, Felipe fez jus a imagem que escolhi, um gif que nem é foto, nem vídeo, mas é movimento, ideia e quadro. Foi um grande prazer e uma grande honra ver o Felipe jogar!

uma péssima influência

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store